Benefício Bloqueado? Saiba o que Fazer!

Receber a notícia de que seu benefício foi bloqueado, suspenso ou cessado pode ser desesperador. Mas, na maioria dos casos, existe uma solução. Este guia vai te ajudar a entender os motivos e o que fazer para regularizar sua situação.

Bolsa Família Bloqueado ou Cancelado

Principais Motivos:

Como Resolver: Guia Passo a Passo

  1. Consulte a Situação: Use o aplicativo Caixa Tem ou o aplicativo Bolsa Família para verificar o motivo exato do bloqueio. A mensagem no extrato geralmente informa o que aconteceu.
  2. Procure o CRAS: Com seus documentos em mãos (CPF e um comprovante de residência), vá até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou o setor do Cadastro Único da sua cidade.
  3. Atualize seu Cadastro: No CRAS, informe a sua situação e atualize todas as informações que forem necessárias. Leve documentos de todos os membros da família.
  4. Aguarde a Análise: Após a atualização, o governo irá reavaliar seu cadastro. O desbloqueio não é imediato e pode levar algumas semanas.

Benefício do INSS Bloqueado ou Cessado

Principais Motivos:

Como Resolver: Guia Passo a Passo

  1. Verifique o Motivo: Acesse o portal ou aplicativo "Meu INSS" ou ligue para a Central 135. Verifique o "Extrato de Pagamento" para ver se há alguma mensagem ou código indicando o motivo.
  2. Agende um Atendimento: Caso seja necessário apresentar documentos ou passar por uma perícia, use o Meu INSS para agendar o serviço "Acerto pós-perícia" ou "Cumprimento de Exigência".
  3. Apresente a Defesa/Recurso: Se você discordar da decisão do INSS, tem o direito de apresentar um recurso. Isso pode ser feito online pelo Meu INSS em até 30 dias após a notificação da decisão.
  4. Procure Ajuda Especializada: Em casos complexos, pode ser útil procurar a Defensoria Pública da União ou um advogado especialista em direito previdenciário para te orientar.